Voting

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cirrose

"A cirrose é uma doença crónica do fígado, caracterizada por fenómenos de destruição e regeneração das células deste órgão, com consequente desorganização da sua arquitectura. A incidência global corresponde a cerca de 200 a 300 casos desta doença, por cada 100.000 habitantes. É mais frequente no sexo masculino, embora o sexo feminino possua uma maior susceptibilidade à acção nefasta do álcool. As suas causas são variadas, sendo as infecções virais e o alcoolismo as mais significativas. Em Portugal, sabemos que o álcool é o principal responsável pela maior parte das doenças do fígado, visto o seu consumo ser tão elevado entre nós. Na realidade, existem estudos epidemiológicos que confirmam uma grande relação entre a ingestão de álcool e a mortalidade por cirrose hepática. Na maior parte dos casos, o desenvolvimento de cirrose alcoólica ocorre ao fim de, aproximadamente, 10 a 15 anos de ingestão não moderada. No entanto, a doença pode instalar-se muito mais rapidamente, nomeadamente, em adolescentes, podendo surgir uma fatalidade num período muito curto de tempo. Esta patologia tem, habitualmente, um modo de instalação insidioso, manifestando-se por fadiga, mal-estar geral, diminuição do apetite, emagrecimento, alterações do comportamento, atrofia dos músculos, alterações cardíacas e renais, hematomas de grau variável, anemia, tonalidade amarelada da pele e das mucosas, entre outras. O prognóstico da doença depende das repercussões orgânicas da mesma, ou seja, das suas complicações. Uma vez que o álcool constitui o factor primordial que leva ao aparecimento desta patologia, os doentes que continuarem a consumi-lo terão, obviamente, um pior prognóstico. De facto, dos doentes que conseguem deixar de beber definitivamente, aproximadamente 70% sobrevivem ao fim de cinco anos, mas nos que não conseguem essa abstenção apenas cerca de 30% costumam sobreviver. Por todas estas razões, a luta contra o alcoolismo é uma tarefa prioritária em todas as suas vertentes, tanto a nível individual como institucional, com o objectivo de combater todas as repercussões humanas e económicas deste grande flagelo social."
Teresa Remédios, médica

Amy Winehouse - You know I'm no good

3 comentários:

Bruno Conchinha disse...

Nem mais! è uma patologia complicada, mas concentremo-nos nos dados estatisticos, 70% dos casos têm excelentes probabilidades de melhoria. Fiquemos com as estatisitcas =)

P.S. Tou a ficar com uma cirrose de S. Ai mãe!

Beijo

C disse...

este sabichão da trampa, agora acha-se podendo e apita sobre todas as doenças. o esclarecido do adolescente! n virão isto*

Bruno Conchinha disse...

Tinha que vir o povo dar o seu ar de graça. Tou feito com esta gaja! Oh Pai...