Voting

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quem ser

Somos fruto do que recebemos desde que nascemos.
A socialização é orientada de acordo com quem nos socializa.
Ao longo dos anos vamo-nos moldando. Recebemos, filtramos e retemos o que nos interessa.
O socializador primário é a família. São os pais, irmãos, avós, tios e primos que nos ensinam o básico da vida.
Mas a família é apenas um ponto de partida. Depois, muitas portas se abrem, muitas pessoas entram nas nossas vidas.
Diz-se que "os amigos são a família que escolhemos". Verdade! Muitas vezes sinto que o sentimento supera em muito o sangue que partilho com algumas pessoas, com as quais não me identifico. Não é por mal, mas não há contacto, não há identificação!
A família que pudemos escolher ama-nos como somos, protege-nos, partilha connosco o que há para partilhar, elogia-nos e caminha connosco. Somos uns para os outros!
Não esqueço o que os meus pais me ensinaram. Do pai o rigor, a disciplina, a vontade de lutar por mim e pela mãe. Da mãe, o sentido prático, as observações, a força que sempre mostrou, mesmo quando tudo esteve perto de desabar.
Por isso, tento ser como me ensinaram a ser. Mas não fico por aí e quero mais. Se antes não podia escolher, agora posso. Vou mudando com o tempo. Acredito que pode mudar-se, se se quiser mesmo.

2 comentários:

manecas disse...

Ah Grande mulher!

Bruno Conchinha disse...

Nem mais! Somos uns para os outros... Vamos escolhendo e mudando, com toda a certeza!